domingo, 15 de abril de 2012

GUNS N' ROSES – APPETITE FOR DESTRUCTION (1987)


Guns N' Roses foi a banda que me levou para o rock, com a canção “Sweet Child O'Mine”, ao ver/ouvir um cover da banda no Faustão (risos). Depois disso, comecei a ouvir mais os álbuns da banda e o primeiro que eu ouvi inteiro foi o magnífico Appetite for Destruction. Até então, era a maior barulheira que eu tinha ouvido, minha mãe suplicava para que eu diminuisse o volume, “Escutando essas músicas de louco”,mas eu não estava nem aí, com uma voz de falsete bem agressiva Axl era meu ídolo, todas as canções deste álbum me agradaram. Slash,em seu ápice, compôs o grande riff de “Sweet Child O'Mine”, pra quem não sebe ele compôs esse riff brincando com a sobrinha.

O Appetite for Destruction foi ganhar reconhecimento após o lançamento do single “Sweet Child O'Mine”, até então tinham lançado o single “Welcome to the Jungle”, mas quando veio “Sweet Child O'Mine” o sucesso foi quase imediato.

Destaques: “Welcome to the Jungle”, “Paradise City”, “Sweet Child O'Mine”, “Rocket Queen”, “It's So Easy”, “My Michelle”.



1.       “Welcome to the Jungle” - 4:34

2.       “It's So Easy” - 3:23
3.       “Nightrain” - 4:29
4.       “Out Ta Get Me” - 4:25
5.       “Mr. Brownstone” - 3:49
6.       “Paradise City” - 6:46
7.       “My Michelle” - 3:40
8.       “Think About You” - 3:52
9.       “Sweet Child O'Mine” - 5:55
10.    “You're A Crazy” - 3:17
11.    “Anything Goes” - 3:26
12.    “Rocket Queen” - 6:13

Formação
Axl Rose – vocal
Slash – guitarra
Izzy Stradlin – guitarra
Duff McKagan – baixo
Steve Adler – bateria
(Escrito por Mateus de Bem Paulo)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pantera - "Cowboys from hell" (1990)


Pantera é uma banda de metal, formada em 1981 (mesmo ano que outra grande banda foi criada: Metallica) no Texas, EUA, pelos membros: Terry Glaze (vocal), Dimebag Darrell (guitarra), Rex Brown (baixo) e Vinnie Paul (bateria), Vinnie e Dimebag são irmãos. A banda tinha o intuito de fazer um heavy metal com um toque “maquiado” (glam metal), com influências de Van Halen e Kiss a banda lançou quatro álbuns com essa formação (Metal Magic, 1983; Projects in the Jungle, 1984; I Am the Night, 1985; Power Metal, 1988.), logo após assinar com a gravadora ATCO, Terry Glaze deixa a banda largando o posto de vocalista para o Phil Anselmo. Com a nova formação a banda lançou em 24 de julho de 1990 aquele que é considerado o “primeiro” álbum do Pantera, Cowboys from Hell , os membros deixaram a influência de Van Halen e KISS e fizeram um álbum muito pesado denominado groove metal, com solos sujos vocais loucos e refrões para lá de chavões! (até rimou), com muita técnica Dimebag Darrell nesse álbum entrou para a seleta lista de melhores guitarristas de todos os tempos, Vinnie Paul e suas grandes “baquetas” (Vinnie Paul não usa baquetas, ele pega um taco de snooke, corta e faz de baqueta para deixar um som mais pesado), deixando o ouvinte com vontade de quebrar a cabeça na parede. Pessoal, este é  um dos poucos álbuns de metal dos anos 90 que se pode chamar de bom! Destaques: “Cowboys from Hell”, “Primal Concrete Sledge”, “Psycho Holiday”, “Cemetery Gates”, “Domination” e "The Art of Shredding".



Lançamento: 24 de julho de 1990
Gravadora: ATCO
Produção: Terry Date

1. "Cowboys from Hell"   4:06
2. "Primal Concrete Sledge"   2:13
3. "Psycho Holiday"   5:19
4. "Heresy"   4:46
5. "Cemetery Gates"   7:02
6. "Domination"   5:04
7. "Shattered"   3:22
8. "Clash with Reality"   5:16
9. "Medicine Man"   5:15
10. "Message in Blood"   5:10
11. "The Sleep"   5:45
12. "The Art of Shredding"   4:19

(escrito por Mateus de Bem Paulo)

domingo, 8 de abril de 2012

VIPER – THEATRE OF FATE (1989)













Theatre of Fate é o que se pode achar de melhor no heavy metal brasileiro dos anos 80 (alguns leitores vão torcer o nariz e dizer que é o Sepultura), onde a banda (formada pelos integrantes: Pit Passarel - baixo, Yves Passarel - guitarra base, Andre Matos -  vocal, Felipe Machado guitarra solo e Cassio Audi – bateria), traz à tona toda influência de Iron Maiden, onde solos melódicos enchem o ouvido do ouvinte. Se o primeiro álbum do Viper (Soldiers of Sunrise de 1987) era um álbum cru e com bastante peso, esse eles deslancharam com muita técnica, da a impressão de que eles estudaram mais os seus instrumentos. Destaques: “A Cry From the Edge”, “Living for The Night”, “To Live Again” e a épica “Moonlight” (canção baseada na “Moonlight Sonata” de Beethoven).



Lançamento: 10 de Outubro de 1989
Gravadora: Massacre Records
Produção: Roy M. Rowland

1.      “Illusions” - 1:51
2.      “At Least a Chance” -  3:59
3.      “To Live Again” - 3:28
4.      “A Cry From the Edge” - 5:09
5.      “Living for the Night” - 5:25
6.      “Prelude to Oblivion” - 3:44
7.      “Theatre of Fate” - 6:17
8.      “Moonlight” - 4:41

(escrito por Mateus de Bem Paulo)

domingo, 1 de abril de 2012

Metallica em Porto Alegre.

O Metallica sempre foi motivo de "air guitar" na sala de casa ou em qualquer lugar que se estivesse ouvindo o som desta grande banda. Quando havia um bate papo entre os rockers, sempre tinha aquela pergunta: "Que show tu gostaria de ver em Porto Alegre?". Entre tantos, o do Metallica sempre aparecia.
Em 1999, nossas preces foram atendidas. Ao simples anúncio de que a banda finalmente viria a Porto Alegre, começamos a "ver as economias" para comprar o ingresso. O show de abertura ficaria por conta do Sepultura, a banda brasileira mais gringa que existe.
Lembro que no dia do show, ocorrido no Hipódromo do Cristal, um amigo meu, entre uma pizza e outra, confessou: "Cara, nunca vi show do Sepultura, sabia?", "Posso te definir em uma frase?", "Claro!", "A trilha sonora do fim do mundo." Ao final da terceira música, ele me disse, aos berros, "Trilha sonora do fim do mundo!!! É isso mesmo, porra!!!"
O show do Sepultura não começou aos poucos: de repente, o local ficou às escuras, olhamos para o palco e vimos: Paulo, a esquerda; Iggor, na época Igor, com a camisa do Inter; o Andreas, com a camisa do Gremio e, no centro do palco o novo vocalista, Derrick Green. O que veio depois, meus amigos, meus tímpanos lembram até hoje. Tive vários amigos que foram embora depois do show do Sepultura, pois lhes bastava aquele show.
O Show do Metallica foi soberbo, com a formação que constava com Lars Ulrich, James Hetfield, Kirk Hammett e Jason Newsted. Grupo coeso que agride os tímpanos e a gente agradece.

                                                   Ingresso do segundo show do Metallica.

Depois de um longo hiato, a banda retorno em 2010, e fez outro show histórico, desta vez num espaço em frente ao aeroporto Salgado Filho. A novidade na formação ficou por conta da troca de baixista: sai James Newsted e entra Robert Trujillo. Dizem que o áudio deste show caiu na net.

Nesta foto, na companhia sempre especial do Nilson, do Manoel e, da sua esposa, Adriana. Aguardando os petardos de Mr. Hetfield & cia.

Estas são as camisetas dos dois shows.
                                                                    Frente e Verso.
Na parte de trás, as datas de cada um dos shows. Estas camisetas valem como troféus.