terça-feira, 28 de julho de 2015

RAUL SEIXAS EM PORTO ALEGRE

A vida da gente é feita de momentos. Alguns inesquecíveis, outros nem tanto. Sempre busquei viver os momentos intensamente e guarda-los na memória para depois contá-los, passa-los adiante. Talvez, por isso, eu tenha feito o curso de História. E acho que fiz a escolha certa.

Em uma determinada tarde quente de sábado - era sábado porque foi na casa de um primo meu (Lembra, Mauro?), que eu só ia aos sábados por morar longe e ter o tempo, na semana, ocupado com colégio e esporte - descobri que algo havia mudado:assistimos ao show do KISS no Maracanãzinho.

Ali, ao ver aqueles malucos mascarados, notei que algo havia mudado. E para sempre.

Daquele encontro com o KISS até o primeiro show de rock passaram-se 7 anos. O show do  Jethro Tull foi o meu primeiro show de rock e, a partir dali, eu prometi que sempre que viesse um show, de uma banda preferida, eu iria.

A partir daquele momento passaram na minha frente Kiss, Eric Clapton, Black Sabbath, Deep Purple, Whitesnake, Roger Waters, Megadeth, Metallica, Judas Priest, Living Colours, Santana, Sepultura e outros tantos.

Mas, faltava algo....algo importante, algo que marcasse muito.

E veio o anúncio: Virão a Porto Alegre Marcelo Nova - acompanhado da banda Envergadura Moral - e o Rei do rock brasileiro Raul Seixas.

E, claro, eu não poderia deixar de ir.
E fui.

Todos sabíamos que Raulzito passava por uma crítica situação de saúde. Mas, o que valia era ve-lo cantar suas músicas.

O show ocorreu num Gigantinho, muito cheio. Fui de arquibancada, mas alguém liberou o acesso da pista e lá fui eu. Lembro que fiquei muito próximo do palco, mas distante o suficiente para ve-lo por completo.

O show começou com o Marcelo Nova e  a Envergadura Moral cantando muito e fazendo a galera levantar.
No fim do seu show, Marcelo anunciou a entrada dele...Raul Seixas.
Realmente vimos um Raul debilitado que subiu ao palco, cantou "Carpinteiro do Universo", "Muita estrela e Pouca constelação", "Metamorfose ambulante" entre outras músicas.
Saí do show consciente que aquele tinha sido meu primeiro e último show de raulzito e, apesar da sua condição, me senti realizado. Torci para que ele ficasse bem, que se recuperasse.
Tanto é que, não sou daqueles que criticam o show pela condição do Raul.
Ora gente, foi um momento histórico para quem esteve presente.

Um mês depois, eu acho, estava no meu trabalho - era fim de tarde - e um colega abriu a porta do meu setor e perguntou "Pô, viram quem morreu?", "Quem?", "O Raul morreu." Foi assim que fiquei sabendo...dai lembrei daquele show mais uma vez.

Sempre que tu for a um show,nos bares da cidade, e alguém lá atrás pedir 'TOCA RAUL", curta! Pois valerá a pena.

Na época a rádio Ipanema FM transmitia os shows ao vivo e lembro de ter deixado uma ou duas fitas K-7 para a minha irmã por pra gravar o show. Ao chegar em casa, lá estava a gravação do show. Hoje, tenho o registro em cd. Apesar da qualidade precária, ainda ouço aquele show e lembro de cada detalhe.

TOCA RAUL!!!
Marcelo Nova e Raul Seixas em ação.

Espero que tenham curtido o texto, tanto quanto eu curti relembrar e escrever.
Se quiserem sugerir temas pros textos...fiquem à vontade.
Deixem nos comentários ali embaixo.

Ulisses - twitter @prof_colorado


P.S.: Este texto foi um pedido de uma ex-aluna minha. Valeu pela lembrança Leli Amaral. Tá aí o texto que tu pediu.

17 comentários:

  1. Valeu pelo teu relato!!! sempre é bom ler a respeito do Raul!!

    ResponderExcluir
  2. O show do Kiss foi no Maracanã, e não no Maracanãzinho.

    ResponderExcluir
  3. Fui neste show também, lembro exatamente das coisas que tu disseste, e lembro mais, que no dia do show, no programa Jornal do Almoço, eum fã club de Viamão foi lá, com suas relíquias angariadas na caminha de perseguição do ídolo, vários ítens, enfim...... Na hora do show eu fiquei exatamente do lado dessas pessoas do fã club, foi demais. Vi o Raul de muito perto, quase sentia seu cheiro, estava grudado no palco. No final o pessoal ganhou a bituca de cigarro que o Raul fumou no palco, a guria chorava como criança.
    Enfim, são as memórias de cada um de nós. Tens alguma foto daquele show? Gostaria tbm de ouvir este áudio que disseste que tinha.
    Obrigado por enviar.

    ResponderExcluir
  4. Ah, meu contato é o adriano.calbo@gmail.com, 51 95004503 whats, obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Oi, será Q consigo uma cópia desse CD do Raul e Marcelo em Poa ... Na época eu trabalhava na Ipanema e operei essa transmissão so que nada foi arquivado .... Abraço Edu Santos ( edu@loopreclame.com.br ) valeu !!

    ResponderExcluir
  6. Eu também fui neste show, tinha 16 anos.. fiquei do lado direito do palco ( para quem estava na frente) Só fui pelo Raul. Subiu as escadas do palco carregado por dois seguranças grandes com sua jaqueta de cowboy. Fiquei tão emocionada e chocada, apesar de saber que estava mal, quase desmaiei, tive que sentar. Cantei junto, como todos.. Quando ele levantou seu violão e quase caiu para trás, mal conseguia ficar em pé... Era uma mistura de emoção com tristeza de vê-lo assim. Cresci ouvindo Raul, meu ídolo de rebeldia de motivação de doideira de força.. acho que sei todas as músicas dele... Tenho uma revista que fala de uma psicografia dele bem interessante.. enfim, Raul é demais! Sempre me emociono quando escuto. 🤜🤛

    ResponderExcluir
  7. Aliás, foi o primeiro Show da minha vida! Raul no gigantinho. Uma relíquia de memória para quem foi!

    ResponderExcluir
  8. Pouco tempo depois Cheguei em casa no final da tarde minha irmã estava chorando, quando perguntei por que ela respondeu: - O Raul morreu. Voltei recordando o show chorando.. um privilégio ter podido ver ele.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite
    Tenho um blog em homenagem ao Raul.
    Posso publicar essa materia no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim....citando a fonte, sem problemas.
      Meu twitter @prof_colorado

      Excluir
  10. Boa tarde! Também fui nesse show. É sério que existe uma gravação? Se sim, tenho interesse em adquiri-la. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. O show foi realmente num sábado, 10 de junho de 1989. E Raul morreu em 21 de agosto daquele ano.

    ResponderExcluir
  12. Pode publicar sim, Cris!
    Peço que publique na íntegra o texto com o referido crédito.
    Abraços,

    Ulisses.

    ResponderExcluir